Perguntas mais comuns sobre vacinas contra a Covid-19 e o Plano de Vacinação na Bahia

Sua Saúde

A Bahia iniciou a vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro de 2021. A imunização começou apenas algumas horas depois da chegada das primeiras doses da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan e pela chinesa Sinovac Biotech. Já no dia 24 de janeiro, a Bahia recebeu o primeiro lote da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca.

As dúvidas a seguir trazem esclarecimentos sobre os grupos prioritários, quem pode ou não tomar a vacina e outras questões relacionadas à vacinação contra a Covid-19.

Para saber mais informações sobre a vacinação em cada município, é necessário entrar em contato com a Prefeitura ou com a Secretaria Municipal de Saúde. O plano de vacinação prevê 4 fases:

Fase 1: trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.

Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.

Fase 3: indivíduos com condições de saúde que estão relacionadas a casos mais graves de Covid-19.

Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

O governador reiterou o desejo de anunciar a volta às aulas, mas ponderou que ainda não é o momento. “Eu tenho duas filhas em idade escolar e tenho total consciência dos efeitos colaterais danosos à educação e à sociabilidade de nossa juventude o fato de não estar tendo aulas. Meu desejo é que possamos retornar o mais rápido possível, mas precisamos aguardar o momento correto. Desde novembro temos vivido um aumento no número de casos e de óbitos na Bahia. Para pensarmos numa data de retorno gradativo, precisamos ter esses números sob controle e num processo de queda. Estaríamos colocando a vida de nossas crianças, pais e avós em risco”.

Porque as outras vacinas existentes não estão disponíveis para compra.

As vacinas são, sem dúvida alguma, o instrumento mais eficaz para combater a pandemia. No mundo inteiro já existem vacinas que mostraram resultados de eficácia, a exemplo dos imunizantes já distribuídos para os municípios baianos.

Qualquer medicamento pode ter efeitos adversos. O indicado é: se você apresentar algum evento adverso que precise de um atendimento urgente, deverá procurar um serviço de saúde de emergência, a exemplo de um pronto-socorro, UPA, AMA, etc. Esses são locais especializados para atendê-lo e medicá-lo se for necessário.

A situação do cenário epidemiológico no estado da Bahia pode ser acompanhada, diariamente, através dos boletins. Nesses documentos é possível verificar todas as informações da pandemia, inclusive os números de confirmados de acordo com os testes realizados. Os boletins podem ser acessados em: saude.ba.gov.br/boletins-diarios-covid-19/

A Sputnik V foi testada em 44 mil pessoas no mundo. A exigência da Anvisa é que apenas seja liberada após 5.000 pessoas serem testadas no Brasil, ignorando quem já foi testado em outros países.

Os idosos com idade a partir de 75 anos fazem parte do primeiro grupo prioritário de vacinação e serão vacinados assim que houver doses suficientes.

Estes primeiros lotes de vacinas têm como grupos prioritários trabalhadores de saúde; pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência/asilos; e indígenas aldeados. A imunização dos demais grupos que compõem a 1ª fase de vacinação, assim como das fases seguintes, ocorrerá à medida que novos lotes de vacina forem encaminhados pelo Ministério da Saúde.

A vacinação dos professores está prevista na quarta fase do plano de vacinação.

No momento, a segurança e a eficácia da vacina em gestantes, lactantes e menores de 18 anos ainda não foi avaliada, pois não há estudos controlados. Neste caso, recomendamos que você fale com seu médico assistente sobre os potenciais riscos e benefícios da vacinação.

Os idosos a partir de 75 anos fazem parte da primeira fase do plano de vacinação e os que tiverem mais de 60 anos da segunda fase.

Orienta-se que pessoas com sintomas de Covid-19 aguardem a melhora para receber a vacina. No caso de asmáticos, estão incluídos nos grupos prioritários (fase 3 – pessoas com comorbidades). Recomendamos que o médico assistente seja consultado.

Recomendamos que fale com o médico assistente sobre possíveis riscos relacionados a alergias.

Se você apresentar algum evento adverso que precise de um atendimento urgente você deverá procurar um serviço de saúde de emergência, a exemplo de um pronto-socorro, UPA, AMA, etc. Esses são locais especializados para atendê-lo e medicá-lo se for necessário.

Quem já teve Covid-19 também precisa tomar vacina. A defesa que a vacina provoca é de maior potência e de qualidade diferente da gerada por uma infecção natural.

Para produzir a vacina, o vírus é inativado, ou seja, substâncias químicas são adicionadas para que o vírus não seja capaz de causar doença, ficando “morto”. Depois é acrescentado o hidróxido de alumínio, que é uma substância já bem conhecida como adjuvante para que a vacina induza proteção (anticorpos) nas pessoas vacinadas.

Não. Todas as medidas de prevenção precisam continuar sendo seguidas.

A vacina NÃO altera o material genético das pessoas. Elas permitem que se crie imunidade de forma controlada e segura. O imunobiológico interage com o organismo para gerar a resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas fazem isso sem causar a doença ou colocar a pessoa imunizada em risco.

No momento, a vacina contra a Covid-19 não é indicada para pessoas que fazem terapias imunossupressoras. No entanto, já existem estudos para garantir a eficácia e incluir este público. Recomendamos que o médico assistente seja consultado.

Não. É recomendado tomar a mesma vacina nas duas doses, pois cada laboratório desenvolveu uma técnica diferente de imunização.