Sabadão solidário celebra 31 anos da Fundação Hemoba com ampliação do atendimento ao público

Date
Categoria
Sua Saúde

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai funcionar em horário estendido neste sábado (25), em comemoração aos seus 31 anos de existência. Na ocasião, a unidade atenderá das 7h30 às 16h, mantendo as medidas de segurança frente à Covid-19, como a possibilidade de agendamento da coleta e o atendimento por ordem de chegada.

O diretor geral da instituição, Fernando Araújo, disse que, apesar do contexto, é um momento de celebração. “São 31 anos de cuidado com a vida. Por isso, toda minha gratidão ao povo baiano, que através da sua solidariedade e altruísmo vem contribuindo para que possamos salvar vidas. Este é um dos maiores exemplos de exercício de cidadania”.

No momento, os estoques de sangue em níveis mais críticos são para os tipos A+, A-, AB+, AB-, B+ O+ e O-. A médica hematologista Rivania Andrade lembrou que a pandemia e a necessidade de isolamento social contribuíram para a queda na produção das bolsas, o que gerou uma baixa percentual de 26,51% das bolsas e 28,19% dos candidatos à doação em relação ao mesmo período de 2019.

Os agendamentos para doação neste sábado podem ser feitos pelo site da Hemoba, através do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-5643.

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

Fonte: Ascom/Hemoba