Secretaria da Educação cria série de podcasts sobre Anísio Teixeira

Date
Categoria
Comemoração

Em celebração ao aniversário de 120 anos de nascimento de Anísio Teixeira, a Secretaria da Educação da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), lançou uma série de Podcasts produzidos por educadores sobre a vida e obra do educador baiano.

A playlist, que já conta com três episódios, traz diversos conteúdos sobre o educador que faria aniversário no dia 12 de julho. O material é de livre acesso e pode ser encontrado no Portal da Educação e nas plataformas SoundCloud e Spotify.

“Tudo é feito dentro do contexto das celebrações do educador baiano que mudou a história da educação do Brasil. Nós tivemos a ideia de fazer uma série de podcast que são lançados todos os dias, criado por professores que falam como eles se relacionam com Anísio, como o cotidiano deles está relacionado com a obra e história de Anísio Teixeira”, explicou Iuri Rubim, diretor de Inovação e Tecnologia do IAT.  "Nesta semana que antecede o aniversário de Anísio os conteúdos serão publicados diariamente. A partir da próxima semana os podcasts serão semanais sobre a Formação Continuada Territorial", completou o diretor.

O lançamento da playlist de podcasts integra a série de atividades que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove para celebrar os 120 anos de Anísio Teixeira. Um dos marcos das ações desenvolvidas será a assinatura do Projeto de Lei enviado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que designa Anísio Teixeira como Patrono da Educação da Bahia. Está prevista, ainda, uma sessão solene no Congresso Nacional. Além disso, serão realizadas lives sobre temas relacionados ao educador e diversas postagens nas redes sociais do Instituto Anísio Teixeira (IAT) sobre o legado do educador, além da publicação do podcast "Nas ondas da rede: Anísio Teixeira", de vídeos tutoriais sobre ferramentas digitais que contribuem para ações pedagógicas on-line e de vídeos de educadores e estudantes da Escola Parque.

Lives

Nesta quinta-feira (9), às 17h, a Fundação e Casa Anísio Teixeira realiza a live "O arquivo da Família Spínola Teixeira e a produção historiográfica". Na próxima segunda-feira (13), o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) realiza, às 14h, uma sessão especial em comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira. Já às 15h, a Escola Parque promove a live "120 Anos de Anísio Teixeira." Ainda este mês, será lançada a nova versão da Plataforma Anísio Teixeira, com data a definir.

Sobre Anísio Teixeira

Anísio Spínola Teixeira atuou como educador, filósofo da educação e gestor de grandes reformas educacionais. Precursor na implantação de escolas públicas para todos os níveis, Anísio propôs que o ensino público fosse articulado em uma rede que se estendesse até a universidade. Uma de suas iniciativas mais importantes como secretário de Educação e Saúde foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola-Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, e fundada em 1950.

Fonte: Ascom/ Instituto Anísio Teixeira