Saeb lança ferramenta de gestão para o Sistema Eletrônico de Informações

Date
Categoria
SEI Bahia

A Secretaria da Administração (Saeb) vai lançar, nesta sexta-feira (10), o Business Intelligence (BI) do Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia). O lançamento será transmitido ao vivo pelo aplicativo Microsoft Teams, a partir das 10h. Voltado para gestores estaduais, superintendentes, diretores e administradores locais do SEI Bahia, o Business Intelligence vai disponibilizar um conjunto de informações estratégicas sobre os fluxos de processos administrativos dos órgãos públicos, permitindo tomadas de decisão para o aprimoramento da máquina pública.

Business Intelligence (em português, Inteligência de Negócios) é uma ferramenta tecnológica de gestão que coleta informações e as analisa e as organiza em painéis. Denominados de Dashboards, os painéis oferecem aos usuários do BI uma grande quantidade de informações estratégicas como indicadores, estatísticas e métricas, apresentados por meio de gráficos e tabelas. As informações auxiliam os gestores na tomada de decisões. A solução tecnológica é amplamente adotada por organizações públicas e privadas em todo mundo. 

O SEI Bahia é o sistema de processos eletrônicos do Estado. Lançado pela Secretaria da Administração, em dezembro de 2016, o sistema tinha como objetivo acabar com processos administrativos em meio físico no Estado e extinguir a utilização do papel. Atualmente, o sistema já ultrapassou a casa de 1 milhão de processos eletrônicos, possui cerca de 40 mil usuários cadastrados e deixou de consumir mais de 150 milhões de folhas de papel. 

Transmissão

A transmissão contará com a abertura do secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes. Na sequência, gestores da Superintendência de Gestão de Inovação (SGI/Saeb) vão fazer uma apresentação sobre as potencialidades e funcionalidades do BI SEI Bahia. A expectativa da Saeb é que cerca de 700 servidores assistam à live. O público alvo é composto por administradores locais do SEI Bahia, além de superintendentes, diretores, secretários de estado, chefes de gabinetes, assessores de planejamento e gestão. Os servidores convidados receberão por e-mail o link para assistir à transmissão, que também pode ser acessada pelo portal SEI Bahia ou por intermédio do Portal do Servidor.  

Os palestrantes vão demonstrar, na prática, o uso do Business Intelligence aplicado ao SEI Bahia. Vão apresentar os painéis do BI, que contêm informações como volume de processos no SEI Bahia, quantidade de documentos (internos e externos), tipo de processo, processos atribuídos por usuários, tempo de atendimentos dos processos, processos por unidade, dentre outras. 

A partir das informações contidas nos gráficos e tabelas do BI, os gestores vão poder, por exemplo, detectar eventuais gargalos, verificar a produtividade de setores, identificar a existência de um volume muito grande de documentos em determinado setor, dentre outros indicadores relevantes para a administração. 

O secretário da Administração ressaltou a importância dos recursos oferecidos pelo Business Intelligence para os gestores públicos. “É uma ferramenta de gestão que vai proporcionar informações estratégicas para os administradores públicos, permitindo uma visão ampla sobre o fluxo de processos administrativos nos seus órgãos. Os indicadores e estatísticas gerados pelo BI vão permitir que os gestores adotem medidas administrativas para melhorar a eficiência nos seus órgãos e setores”, explicou Góes.

O projeto do BI SEI Bahia foi desenvolvido pela Secretaria da Administração, por intermédio da Superintendência de Gestão e Inovação (SGI/Saeb). Os responsáveis pelo projeto usaram o Power BI, tecnologia da Microsoft, para criar um painel central de informações (Dashboard) com interface amigável, de fácil uso, que traz os indicadores e estatísticas mais relevantes para os gestores. Em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), também foi desenvolvido um controle de acesso de usuários ao Business Intelligence. Servidores autorizados pelos órgãos serão previamente cadastrados e terão acesso ao BI via portal SEI Bahia.

 

Fonte: Ascom Saeb