Governança Participativa: PrevNordeste enaltece importância da representatividade na gestão

Date
Categoria
PrevNordeste

“Quando falamos em transparência, ética e fidúcia, valores essenciais compartilhados pela PrevNordeste, não deixamos de ressaltar a Governança Participativa. Esse modelo de gestão, que reúne Participantes e representantes dos Patrocinadores, reforça o nosso compromisso em aplicar os melhores esforços na administração do Regime de Previdência Complementar, além de ser um grande diferencial frente a outras instituições”, afirma o Diretor Presidente da Entidade, Jeremias Xavier de Moura.

A Governança Participativa está presente, não só nos Conselhos Deliberativo e Fiscal – órgãos máximo e de fiscalização da Fundação, respectivamente –, mas também nos Comitês que auxiliam na condução administrativa-financeira dos planos de benefícios, como o Comitê de Investimentos e os Comitês de Assessoramento Técnico.

Cada plano possui seu respectivo Comitê de Assessoramento Técnico. Este colegiado é composto por seis membros (três representantes dos Participantes e três representantes do Patrocinador) e tem como principais atribuições acompanhar os atos de gestão e aplicação dos investimentos do plano, podendo sugerir melhorias e práticas em busca permanente pela eficiência. Atualmente, estão em plena atividade os Comitês de Assessoramento Técnico dos planos PrevBahia PB Civil e PrevNordeste-Sergipe.

Na mesma linha de gestão participativa, existe o Comitê Consultivo, constituído por um representante de cada Comitê de Assessoramento Técnico, com a missão de compartilhar e uniformizar as melhores práticas identificadas em cada plano. Esse colegiado indica ao Conselho Deliberativo um para compor o Comitê de Investimentos.

O Comitê de Investimentos também possui representantes dos Participantes e dos Patrocinadores. Ele é composto por cinco membros, conforme as definições do Regimento Interno da Entidade, e tem como principais atribuições assessorar a Diretoria Executiva na formulação das estratégias e táticas de alocação de investimentos dos planos, para obtenção dos melhores resultados nos recursos administrados. É neste colegiado que se inicia a elaboração da Política de Investimentos de cada plano de benefícios.

É possível consultar a composição atual dos Comitês no site institucional da PrevNordeste, na página Governança. Além disso, as Políticas de Investimentos, Regimento Interno e demais normativos estão disponíveis para download na página de Transparência.

Sobre a PrevNordeste

A PrevNordeste é uma fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos. Atualmente, a Entidade administra planos de benefícios de caráter previdenciário para os servidores públicos dos Estados da Bahia, Sergipe e Piauí. Para mais informações, entre em contato através do site www.prevnordeste.com.br ou siga @prevnordesteoficial no Instagram e no Facebook.  

 

Fonte: Ascom PrevNordeste