Encontro de educação corporativa debate aprimoramento da gestão pública

Universidade Corporativa

O III Encontro de Educação Corporativa do Estado da Bahia foi iniciado ontem (06), na Escola de Saúde Pública Professor Jorge Novis, em Salvador. O evento tem como objetivo promover o diálogo entre servidores das unidades de educação corporativas do Estado e representantes das áreas de negócios das secretarias de governo, visando o aprimoramento das políticas públicas.

O encontro é uma ação do Comitê de Educação Corporativa, coordenado pela Universidade Corporativa da Secretaria da Administração (UCS/Saeb), sob o tema O Desafio do salto quântico na implementação das políticas públicas. O evento acontece até esta sexta (07), com um total de quatro painéis, que irão abordar temas transversais à educação corporativa e à execução de políticas públicas pela administração estadual.

A Universidade Corporativa da Secretaria da Administração (UCS) e o Comitê de Educação Corporativa são vinculados a Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, unidade de Superintendência de Recursos Humanos (SRH/Saeb). O III Encontro de Educação Corporativo foi aberto pelo superintendente de Recursos Humanos do Estado, Adriano Tambone.

Com o foco a transversalidade das políticas e a competência de raciocínio sistêmico, o Painel I foi aberto na manhã de ontem (06), com a apresentação da servidora da Secretaria de Segurança Pública, Tatiana Eleotério, que abordou o tema Sistema de Defesa Social e a transversalidade da política de segurança. Representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Grinaldo Lopes Oliveira fez a palestra LAB-GOV e o desafio de compartilhar soluções corporativas.

Na sequência falou Edson Valadares, da Rede Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), que abordou o tema Estratégias de alinhamento das políticas públicas e das

agendas de governo. A servidora Patrícia Miranda, da UCS da Secretaria de Planejamento do Estado, apresentou um case sobre a capacitação para o Plano Plurianual (PPA). Depois das apresentações, grupos compostos por gestores, servidores e representantes da UCS debateram os assuntos, com troca de informações e experiência, visando a reflexão e a proposição de estratégias de desenvolvimento para implementação das políticas públicas.

O Painel II foi realizado no período da tarde, trazendo o tema Política pública X cultura institucional: o desafio de transformar intenção em ato, que debateu as políticas públicas cuja implementação requer uma profunda mudança na cultura das organizações. O III Encontro de Educação Corporativa no Estado contou com adesão dos servidores estaduais, com cerca de 450 inscritos.

Nesta sexta (07), o evento continua com os Painel III, abordando o temas: Infraestrutura, escassez e qualidade: O desafio de exercitar a tensão criativa entre o desejado e o possível. Também será realizado o Painél IV: O alcance das políticas públicas na diversidade de contextos e interesses: o desafio do diálogo.