Outubro Rosa: Ação no Hospital Clériston Andrade incentiva doação de cabelos para confecção de perucas

Date
Categoria
Sua Saúde
.

Quem já viveu o drama de um câncer sabe o que mês de outubro representa. Chamado de Outubro Rosa, este mês é dedicado à informação, controle e ao combate do câncer de mama. Além da devastação que a doença causa, o tratamento é particularmente cruel com as mulheres, que muitas vezes perdem o cabelo para obter a cura, um golpe na saúde e na autoestima.

Visando ajudar às mulheres nesta questão, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, através do Grupo de Trabalho Humanizado, lançou a campanha Corte Solidário neste Outubro Rosa, com o objetivo de incentivar as pessoas a doarem cerca de 15 cm de seus cabelos, para a confecção de perucas para crianças e mulheres assistidas pela Associação de Apoio a Pacientes com Câncer (AAPC).

A abertura oficial foi realizada nesta quinta-feira, 03, às 9h, com uma ação no corredor do hospital que contou com uma palestra com Paulo Amâncio, voluntário da AAPC e apresentação cultural de voz e violão, com o artista Delson Rodrigues.

Um dos momentos mais significativos foi o corte de cabelo solidário, realizado por funcionários da instituição. A primeira a cortar o cabelo foi a assistente social Karina Carvalho, em seguida o fisioterapeuta André Bernardes. A ação contagiou outros servidores que já fizeram várias doações para o banco de mechas.

De acordo com Ayrani Cerqueira, coordenadora do GTH, a campanha vai continuar até o final de mês. “Em todas as sextas-feiras de outubro, o GTH vai premiar o funcionário mais bem caracterizado de ‘rosa’, e quem desejar doar cabelos para o banco de mechas, pode nos entregar que vamos direcionar para fazer as perucas para estes pacientes que terão, sem dúvida alguma, uma melhora em sua autoestima”, concluiu Ayrani.

 

Fonte: Ascom HGCA