III Seminário de Terapia Ocupacional do HGRS será no dia 8 de outubro

Date
Categoria
Sua Saúde

Com o tema ‘Integrando as práticas, agregando os saberes’, o III Seminário de Terapia Ocupacional do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) acontecerá no próximo dia 8, das 13h30 às 17h, para profissionais e estudantes da área da saúde. A atividade, que é aberta ao público externo, trará relatos de experiência de servidores da instituição.

De acordo com a coordenadora do serviço de terapia ocupacional do HGRS, Daniele Bacellar, a iniciativa constitui-se enquanto espaço de discussão, educação e formação continuada, com a proposta de reconhecer e aprimorar habilidades e competências da equipe. “Somamos forças com a equipe multiprofissional para alcançarmos a excelência das boas práticas em saúde, como também para promover discussões que contribuam para ressignificar a prática profissional e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência ao usuário”, conta.

O ano de 2019, conforme lembra Daniele, é especialmente importante para comunicar as ações e o papel do terapeuta ocupacional no HGRS, que completa 19 anos na assistência aos usuários. “O principal objetivo da atuação do terapeuta ocupacional em contextos hospitalares é promover a máxima funcionalidade, direcionando as limitações e dificuldades do usuário a fim de incrementar e favorecer a independência no desempenho ocupacional, com a manutenção do sentido e significado na realização das atividades cotidianas, apesar das perdas funcionais, cognitivas, sensoriais, sociais e emocionais”, destaca a coordenadora.

O III Seminário de Terapia Ocupacional do HGRS será realizado no auditório 2 do edifício anexo ao hospital. Interessados devem se inscrever presencialmente, no local do evento. Confira, abaixo, a programação completa do evento.

Agenda

13h30 – Recepção

14h – Abertura oficial do evento, com o diretor-geral do HGRS – José Admirço Lima Filho, diretora de Apoio Diagnóstico e Terapêutico – Débora Santana, coordenadora de Terapia Ocupacional do HGRS – Daniele Bacellar, representante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (Crefito 7)

14h30 às 15h20 – Mesa-redonda ‘A atuação da terapia ocupacional na atenção à saúde da criança’

– A experiência da terapia ocupacional no ambulatório multiprofissional de acompanhamento de crianças com síndrome congênita do zika vírus

Palestrantes: Carina Vieira e Verena Ballalai (terapeutas ocupacionais do HGRS)

– Atuação da terapia ocupacional na Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (Ucinco-HGRS): relato de experiência

Palestrante: Andréa Menezes (terapeuta ocupacional do HGRS)

15h30 às 16h10 – Mesa-redonda ‘A atuação da terapia ocupacional na atenção à saúde do adulto’

– Atuação da terapia ocupacional na UTI cardiovascular

Palestrante: Shirlei Rodriguez (terapeuta ocupacional do HGRS)

– A transversalidade da atuação da terapia ocupacional na Unidade de AVC e enfermaria neurológica

Palestrantes: Adriana Machado e Ana Cláudia Braga (terapeutas ocupacionais do HGRS)

16h10 às 17h – Encerramento

 

Fonte: Ascom HGRS